Apesar do sucesso do filme houve muitos que não gostaram de Enter The Matrix, mas agora a produtora Shiny tem uma nova oportunidade de explorar a Matrix. Desta vez você será o Escolhido, ou seja, o famoso Neo.
O game é uma aventura de ação com lutas em terceira pessoa, sendo que as lutas, como não podiam deixar de ser, possuem toda aquela magia do filme, misturando acrobacias com vários golpes de kung-fu, porém agora, diferentemente de Enter The Matrix, a quantidade e variedade de golpes é muito maior, afinal você está comandando o Escolhido.
Logo no início do jogo você enfrentará um desafio diferente, os inimigos surgiram gradativamente e conforme você vai acabando com eles e vão se tornando mais fortes, a performance que você tem nesta primeira fase determina o nível de dificuldade que você enfrentará no game, nesta primeira fase é possível se ter uma ideia de todo o poder do Escolhido, um dos golpes interessantes é pegar o adversário pelos pés e arremessá-lo no chão. Para jogar no mais alto nível, o The One, basta acabar com todos inimigos, inclusive com o agente que surge no fim.
O enredo de Path of Neo segue basicamente a linha do filme original da trilogia e da mesma forma que Enter The Matrix ele também foi escrito e dirigido pelos irmãos Wachowski, produtores do filme. Mas o jogo não segue exatamente o filme, para o enredo não ficar sem emoção, pois afinal todo mundo já assistiu ao filme. Logo no início, por exemplo, você recebe a ajuda de Morpheus pelo telefone celular para escapar de três agentes que estão a procura de Neo em seu escritório. O game, portanto, procura ser uma ampliação da história Matrix, e não somente uma cópia do filme, o game até modifica algumas partes da trilogia original, inclusive o final de “Matrix Revolution”.
A diversidade de golpes, como dito, é muito grande, e ela é incrementada conforme você vai avançando na história, logo no início quando Neo mau conhecia sobre o universo Matrix ele simplesmente empurra os adversários. São quatro tipos de ataque diferentes: golpe potente, defesa, esquiva e pulo. Sendo que o tipo de ataque é determinado conforme a posição que Neo está do adversário e se o foco, aquele modo aonde tudo se passa em camera lenta, está ativado ou não. Em determinados momentos é possível esquivar do inimigo e aplicar combos, e em certos instantes aparece na tela o botão que você deve apertar, quando aplicado com sucesso o recurso possibilita a aplicação de uma ação específica, como aplicar um golpe diferenciado, ou até mesmo se livrar de ser algemado. Além disso, é possível atacar em diferentes direções, lembrando muito aquela cena do ataque dos Smiths.
O recurso do foco, também conhecido como bullet time, deixa tudo com o clima de Matrix, com movimentos mais vistosos e ataques mais poderosos Neo poderá andar pelas paredes, dar pulas acrobáticos, correr mais rápido e desviar das balas que rasgam o ar. No início os controles são um tanto confusos, pois você percebe que eles são bastantes diversificados, e acaba se frustrando um pouco por não poder utilizados em toda sua magnitude, porém nada que umas boas horas de treino não resolvam.
Todo o jogo possui cenas de toda a trilogia Matrix, logo no inicio aparece a cena de Neo dormindo em frente ao computador, e logo após você deve escolher qual pílula deve tomar, se a vermelha ou a azul. Para avançar na história é necessário tomar a pílula vermelha, pois tomando a azul Neo simplesmente acordará de um sonho e não conhecerá todo o Universo de Matrix.
Um dos pontos fortes é o visual do game. Ele possui todo aquele clima de Matrix, mas oque realmente impressiona é o cenário que interage, e muito, com os personagens, por todo o ambiente é possível encontrar objetos e partes que de destroem quando são alvejados por tiros o perturbados por golpes. Na primeira fase, onde você determina a dificuldade do game, é possível se ter uma ideia do quanto o cenário é interativo, as pilastras podem ser destroidas com golpes ou até mesmo pelo arremesso dos corpos dos adversários. O som também é um diferencial, mas as vozes de dublagem infelizmente não são a dos atores originais, exceto pela atriz Laurence Fishburne que acabou sendo sua voz para a dublagem.
Matrix: Path of Neo realmente está muito acima da média de Enter The Matrix e a possibilidade de comandar Neo é um diferencial muito forte, pois afinal ele é o famoso Escolhido. Para quem já gostou de Enter The Matrix esse novo game é um prato cheio.
Postar um comentário