Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido especialmente para Xbox 360, PlayStation 3 e PC (baixe o DEMO agora mesmo no Baixaki) a partir de uma versão otimizada da Unreal Engine 3, o que garante belos gráficos e efeitos de luz e física surpreendentes. A Irrational Games, mesma de System Shock 2, é responsável pelo sucessor espiritual deste último, através da utilização de elementos de terror, suspense em um cenário irreal e amedrontador.
O apelo estético e a premissa da história são outros fatores que contribuem para conservar a essência sombria de Bioshock. O enredo se passa na cidade submarina Rapture, um complexo tecnológico que abrigava as mentes mais brilhantes de seu tempo. O período em que foi criado é a desolada década de 40 que, como sabemos, estava em meio a guerras, ascensão de regimes totalitaristas e uso de armas atômicas.
Não é de se espantar que tais cientistas tenham feito um local utópico que mantivesse toda a estética dos Estados Unidos da época junto a todas as facilidades tecnológicas possíveis: jukeboxes, bares com néon e cartazes de pin-ups, tudo sob as regras da art déco. Entretanto, o problema começa quando drogas que alteram o material genético das pessoas são incluídas nesta, até então, sociedade perfeita. Inicia-se, portanto, a queda e ruptura deste sonho.
O protagonista inicia sua aventura tentando sair deste local prestes a ruir. Inúmeras rachaduras e vazamentos nos vidros, que separam a cidade da pressão do oceano, fazem o jogador constamente lembrar do perigo iminente da submersão. Não bastando isso, existem inúmeras criaturas grotescas, sanguinolentas e hostis,subprodutos de repetidas alterações genéticas, sempre prestes a atacar a tudo e a todos.
Essa violência também está presente nos gráficos, que apresentam sangue realista, vísceras à mostra, além de incluir elementos controversos, tais como incluir uma menina sob a mira do jogador. A possibilidade de se modificar armas e do protagonista usufruir dos superpoderes dessas produtos de alteração genética completam as características mais marcantes de Bioshock.
Netload
http://www.netload.in/dateit8CuhJOJEF/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part01.rar.htm
http://www.netload.in/datei2MoqmrKX7T/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part02.rar.htm
http://www.netload.in/dateiLmpFMvm3nJ/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part03.rar.htm
http://www.netload.in/dateiFRo4fQEvuv/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part04.rar.htm
http://www.netload.in/datei1pBiZqAqGH/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part05.rar.htm
http://www.netload.in/dateivK6zeFAL6f/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part06.rar.htm
http://www.netload.in/dateiSWPVIXLpdX/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part07.rar.htm
http://www.netload.in/dateie4eCG2cKCV/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part08.rar.htm
http://www.netload.in/dateigLiFljFw59/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part09.rar.htm
http://www.netload.in/dateiGgYlLs1w9R/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part10.rar.htm
http://www.netload.in/datei03NQ5T7ERV/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part11.rar.htm
http://www.netload.in/datei6PrTPHnyKL/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part12.rar.htm
http://www.netload.in/dateizWTWRZGJ3s/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part13.rar.htm
http://www.netload.in/dateikWQuX8I5sz/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part14.rar.htm
http://www.netload.in/datei7HjpIGBKw4/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part15.rar.htm
http://www.netload.in/dateiDLtp0ltuAa/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part16.rar.htm
http://www.netload.in/dateidxk2t3TY11/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part17.rar.htm
http://www.netload.in/dateim9C2Q9IfvK/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part18.rar.htm
http://www.netload.in/dateiXSta0H22jc/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part19.rar.htm
http://www.netload.in/dateirzTZn1Q0aD/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part20.rar.htm
http://www.netload.in/dateif8kGSp8Ug0/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part21.rar.htm
http://www.netload.in/dateiupjIBweyWA/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part22.rar.htm
http://www.netload.in/dateiN789gqv9SQ/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part23.rar.htm
http://www.netload.in/dateiPCdRX43zYF/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part24.rar.htm
http://www.netload.in/dateixiGefKVarK/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part25.rar.htm
http://www.netload.in/dateipOc1mFIOBd/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part26.rar.htm
http://www.netload.in/dateiUzKWHorpPN/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part27.rar.htm
http://www.netload.in/dateiUtnQlIwhZg/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part28.rar.htm
http://www.netload.in/dateimEAfes9BeC/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part29.rar.htm
http://www.netload.in/datei35Vtm1AHtL/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part30.rar.htm
http://www.netload.in/dateiBCw1VzzarM/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part31.rar.htm
http://www.netload.in/dateiMxzf4Usnx0/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part32.rar.htm
http://www.netload.in/dateiMrFJjvIxfi/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part33.rar.htm
http://www.netload.in/datei4HPz38tm0a/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part34.rar.htm
ou
Rapidshare
http://rapidshare.com/files/181090104/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part01.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090226/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part02.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181089881/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part03.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090168/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part04.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090657/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part05.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090441/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part06.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181089814/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part07.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090139/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part08.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090360/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part09.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090211/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part10.rar.htmhttp://rapidshare.com/files/181089933/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part11.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181089947/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part12.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090057/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part13.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090386/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part14.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090750/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part15.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090287/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part16.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090830/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part17.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090361/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part18.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090089/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part19.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090289/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part20.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181089980/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part21.rar.htm< http://rapidshare.com/files/181090141/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part22.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090731/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part23.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090266/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part24.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181089984/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part25.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090301/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part26.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181089962/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part27.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090280/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part28.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090201/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part29.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181090086/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part30.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181103897/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part31.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181103491/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part32.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181103255/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part33.rar.htm
http://rapidshare.com/files/181103604/HarvestThatLilGirl_BIO_360_.part34.rar.htm
Senha: www.xboxoyun.blogcu.com
Com o advento dos novos consoles, muitos desenvolvedores tiveram problemas para se adaptar às novas características e possibilidades da nova geração, pois tratava-se de um terreno desconhecido, no qual passos em falso eram comuns. Felizmente — como este é um daqueles problemas que só o tempo e a experiência resolvem — eles gradativamente resolveram os pequenos detalhes e aperfeiçoaram os títulos, que fazem cada vez mais maior proveito do potencial dos novos video games.
Mas mesmo em meio a uma leva de jogos que se superam cada dia mais e competem acirradamente pelo posto de melhor, há aqueles que se destacam pela inovação e ótima aplicação dos recursos gráficos e controles. Um destes títulos é Bioshock, um jogo de tiro em primeira pessoa que supera expectativas e quebra diversas barreiras. Contando com um enredo inovador, gráficos e efeitos sonoros capazes de transportá-lo a outra dimensão e controles precisos e bem estruturados, o título oferece ação ininterrupta com desafio na medida certa, construindo a fórmula perfeita para a diversão.
A história de Bioshock é bastante peculiar e mistura um conceito futurista com características dos anos 60, como o estilo de publicidade e arquitetura. O jogo se passa no ano de 1960 em Rapture, uma cidade submersa no Oceano Atlântico construída para abrigar gênios como médicos, pesquisadores e artistas de renome, visando protegê-los de uma sociedade retrógrada e preconceituosa, que reprime a evolução tecnológica com base em dogmas.
A utopia
A cidade de Rapture foi construída pelo industrialista Andrew Ryan e projetada para que fosse completamente auto-suficiente. A população cresceu, assim como a economia, elevando significativamente os níveis de desenvolvimento nos mais diversos segmentos — como na área da ciência, arquitetura e medicina, por exemplo.
No entanto, a cientista alemã Bridgette Tenenbaum fez uma descoberta que alterou os rumos desta sociedade utópica: trata-se do ADAM, substância conseguida através de células-tronco retiradas de uma espécie de lesma marinha que possibilitam uma melhora nos atributos e capacidades físicas ou mentais de um ser humano. Em pouco tempo, a substância foi amplamente explorada e doses específicas para cada tipo de poder eram comercializadas — os Plasmids.
Devido à ampla exploração da substância, a Dr Tenenbaum desenvolveu uma maneira de recuperar o ADAM do corpo de pessoas mortas. A solução foram as Little Sisters — jovens meninas preparadas para extrair a substância de pessoas mortas e torná-la reutilizável. Cada uma das meninas recebeu um defensor chamado Big Daddy, um humano geneticamente modificado, com uma armadura e armas poderosas, pronto para acabar com qualquer um que tentar machucar sua protegida.
No entanto, o abuso de ADAM acabou levando muitos à dependência e à loucura e em 1959, após uma série de crises políticas, a cidade de Rapture entrou em colapso. Aqueles que haviam ficado loucos devido ao uso excessivo de ADAM revoltaram-se e acabaram com grande parte da população sana da cidade submersa. Os poucos sobreviventes foram obrigados a se esconder do perigo, enquanto a maior parte da cidade ficou tomada por loucos.
Um ano mais tarde, após um acidente de avião sob o Oceano Atlântico, o protagonista — cujo nome é desconhecido — acaba buscando abrigo justamente na cidade de Rapture, sem nem imaginar os perigos que lá o esperam. Os fatos revelados sobre o herói incorporado no game são mínimos e o enredo gira em torno da própria cidade submersa e da substância que levou muitos à loucura. O interessante é que isso dá certa liberdade ao jogador para refletir sua própria personalidade sobre o protagonista, uma vez que escolhas éticas e morais cruciais para o desenvolvimento do game devem ser feitas ao longo de sua jornada.
Mantendo a sanidade em uma cidade de loucos
Naturalmente, todos os elementos do enredo cumprem um papel importante na jogabilidade de Bioshock. Para sobreviver em uma cidade de loucos, você também vai precisar de uma dose de loucura, ou seja, procurar por ADAM e novos Plasmids é sempre essencial. Felizmente, para instruí-lo como prosseguir e ajudá-lo a tomar certas decisões, um homem chamado Atlas lhe dá dicas importantes pelo rádio.
Refletindo a popularização — talvez até banalização — dos Plasmids e do uso do ADAM em Rapture, diversas máquinas de venda (semelhantes àquelas que vendem refrigerantes ou doces) contendo as substâncias podem ser encontradas pela cidade. Além disso, há máquinas que contém itens de muita utilidade, como munição ou kits médicos, enquanto algumas delas parecem estar um pouco fora de contexto, como um dispositivo que desativa o alarme por uma certa quantia em dinheiro.
Infelizmente, dinheiro não nasce em árvore em Rapture também, portanto, por mais que as máquinas forneçam munição e itens para recuperar a vida, nem sempre há dinheiro o suficiente para pagar por isso. A primeira pergunta que passa pela cabeça de muitos nestes momentos é se há a possibilidade de utilizar de outros meios para se obter os itens. A resposta é sim, mas ainda assim o dinheiro é necessário; você pode tentar hackear as máquinas de vendas através de um mini-game divertido e desafiador.
Ao se deparar com uma máquina, basta apertar X para iniciar o processo. O mini-game foi inspirado em um jogo antigo que provavelmente muitos conheçam; o objetivo é ligar pedaços de cano de um lado a outro em uma espécie de tabuleiro. Após certo tempo um líquido começa a sair de uma das extremidades, indicando que o tempo é curto e você deve terminar de ligar os canos antes que o líquido vaze. O resultado da execução adequada do joguinho geralmente reduz significativamente o preço dos itens disponíveis. É possível também hackear câmeras de segurança, metralhadoras e robôs para que os mesmos trabalhem a seu serviço, além de portas, cofres e semelhantes, que podem esconder itens e segredos valiosos.
Aliar-se às máquinas desenvolvidas inicialmente para defender a cidade de Rapture é sempre uma boa idéia, visto que quando contra você, as mesmas representam um grande desafio. Não é raro se deparar com uma metralhadora de base fixa ou um robô voador equipado com uma metralhadora de alto poder de fogo. Hackear estes robôs os torna importantes aliados contra os loucos que habitam a cidade de Rapture — no geral cidadãos comuns equipados com armas de fogo ou de contato.
No entanto, os inimigos que oferecem a maior dose de desafio no game são os temidos Big Daddies. Estas criaturas enormes são equipadas com armas poderosas e
têm uma resistência incrível a disparos das mais diversas armas ou ataques de
Plasmids. No entanto, ao ver um destes, não é preciso fugir, nem ao menos se desesperar. Os Big Daddies não atacam o jogador até que o mesmo represente um risco à Little Sister a qual o mesmo é incumbido de proteger.
Como um Big Daddy geralmente acompanha uma Little Sister, nem sempre o encontro com um destes monstruosos inimigos é negativo. Ao vencer um Big Daddy, você tem a opção de cultivar (Harvest) a Little Sister — processo que lhe rende muito ADAM, porém não salva a vida da menina — ou salvá-la (Rescue) — o que lhe rende menos ADAM, mas mantém a garota viva. Cabe ao jogador decidir pelos princípios morais ou pela sobrevivência; vale lembrar que o final do jogo é determinado pelas suas escolhas.
Um dos grandes desafio de Bioshock está em conciliar as missões principais e o progresso natural do jogo com a busca pelas Little Sisters. É possível progredir sem obter o ADAM das meninas, no entanto, a substância é necessária para a aquisição de novos Plasmids e atributos, o que acaba tornando-se essencial para a sobrevivência neste lugar tomado por loucos.
A sobrevivência do mais adaptado
Como um sobrevivente de um acidente, você entra em Rapture de mãos vazias, sujeito aos perigos de uma cidade tomada pelo caos. No entanto, aos poucos é possível coletar armas que vão desde chaves-inglesas e pistolas até metralhadores e lançadores de granada. Seguindo o mesmo modelo de jogos mais antigos e ignorando as tendências do gênero, Bioshock permite que o jogador carregue todas as armas disponíveis no jogo, sem precisar optar entre uma ou outra. Além disso, a vida do jogador é determinada de maneira tradicional — através de um nível de vida definido por uma barra de energia.
Assim como as armas, os Plasmids são coletados gradativamente ao longo do jogo. Estes, porém, são limitados pelo número de espaços disponíveis — mais Plasmids podem ser equipados quando você adquire (através de uma certa quantidade de ADAM) mais espaço. Habilidades como lançar uma descarga elétrica sob os oponentes, projetar uma bola de fogo, erguer objetos com o poder da mente ou até ordenar um ataque de insetos sob o inimigo são apenas alguns exemplos de poderes concedidos pelas substâncias.
Os comandos para o uso das armas e poderes são bastante coerentes e de fácil acesso, tornando a jogabilidade bastante dinâmica. O gatilho esquerdo dispara os Plasmids, enquanto o LB alterna entre os poderes que você possui. Já o gatilho direito é usado para o disparo das armas comuns, enquanto o RB muda de arma. No entanto, o comando mais usado no jogo é o botão de ação, visto que há muito o que se explorar. Gavetas, caixas, baús e corpos de inimigos, por exemplo, podem lhe render munição, kits médicos ou até novos Plasmids.
As possibilidades em Bioshock são inúmeras, no entanto, a ação é ininterrupta e são raros os momentos nos quais você terá tempo efetivamente de explorar o cenário minuciosamente para procurar por itens. Geralmente, os aspectos de maior importância do game são dispostos de forma que você os encontre naturalmente. Plasmids essenciais para o progresso do jogo e máquinas destinadas para a melhora dos atributos de suas armas, por exemplo, geralmente são encontrados mais facilmente.
Para ajudá-lo a encontrar outras máquinas, o mapa do game apresenta legendas contendo os diferentes tipos de pontos de interesse. Além disso, é possível ver quantas Little Sisters ainda restam no nível em que você se encontra, além de acessar dicas importantes sobre os objetivos do game.
Uma cidade alagada por ruínas
Bioshock apresenta um conceito gráfico excepcional, seguindo fielmente o estilo Art Déco de arquitetura, além de anúncios publicitários seguindo um estilo de design comum nos anos 60 nos Estados Unidos, com ilustrações bastante características da época. Somando o conceito embasado no design e arquitetura desta época a um estilo futurista e inovações tecnológicas avançadas até mesmo para os padrões atuais, a cidade de Rapture cria uma atmosfera utópica e diferente de tudo já visto.
Embora pareça estranho, toda uma sociedade criada pelos desenvolvedores foi cuidadosamente destruída, criando um clima sombrio e tenso de uma sociedade utópica em ruínas. A escuridão é constante e grande parte dos elementos do cenário estão destruídos, enquanto muitos dos ambientes estão alagados. A sensação é de que você definitivamente não deveria estar ali, mas lutar bravamente pela sobrevivência é a única opção.
É natural que uma cidade submersa tenha muita água à vista. Pensando nisso, os desenvolveA água em Bioshock é uma das mais belas já vistas em jogos.dores contrataram um programador e um artista especializados na animação da água para participar do desenvolvimento do jogo. Os profissionais realizaram um ótimo trabalho; a água em Bioshock é uma das mais belas já vistas em jogos, movimentando-se e refletindo a luz de maneira bastante realista.
Mas não é apenas na água que a qualidade dos efeitos de luz são aparentes. A 2K Games fez um
ótimo trabalho com a Unreal Engine 3.0 criando efeitos de luz magníficos e fazendo de Bioshock uma peça única. Gráficos de alta qualidade com um desempenho muito bom, somados a um clima de terror constante propiciado por um conceito incrível constituem uma fórmula única e fadada ao sucesso.
Envolvido pelo perigo
O toque final para a construção do clima tenso e de ação constante de Bioshock são os efeitos sonoros que cercam você na cidade de Rapture. A sonoplastia cumpre um papel fundamental na imersão do jogador no clima do game e, lado a lado aos ótimos gráficos e jogabilidade rápida e precisa, puxa você para dentro do jogo e faz de Bioshock um daqueles jogos dos quais é difícil de largar até que a última cena seja revelada.
Cada barulho que rompe o silêncio faz com que você fique alerta e alguns ruídos bastante peculiares vão chamar a sua atenção de longe. É o caso do característico barulho dos Big Daddies ou do alegre som das máquinas de venda, que contrastam com o clima tenso e dão um toque final de insanidade a uma cidade já repleta de loucos. A trilha sonora — gravada por uma orquestra —, por sua vez, é tão envolvente e natural que parece ser emitida do próprio cenário.
Se os diálogos vão cumprir ou não um papel fundamental no game, é você quem decide. Isso se dá pelo fato da maior parte dos diálogos serem narrações gravadas por antigos habitantes da cidade de Rapture. As gravações explicam alguns mistérios sobre Andrew Ryan e a cidade submersa e são ativadas no meio do jogo, no entanto, não raramente você as ignora e parte para a ação enquanto a narração acontece.
Mergulhado em glória
Embora repleto de títulos ótimos, o mercado dos jogos hoje raramente oferece jogos tão envolventes e bem elaborados quanto Bioshock. Contando com um enredo bastante peculiar e até um pouco complexo, mas dando bastante espaço à ação contínua, o título oferece diversão na medida certa e de forma bastante flexível, agradando tanto aos que preferem a ação incessante até aos fãs de um enredo interessante, com uma boa dose de terror.
As inúmeras possibilidades do título constituem um fator decisivo para a imersão do jogador. Embora de certa forma seja um jogo fundamentado em um enredo linear, a opção de tomar decisões morais ou não dá certa liberdade ao jogador para moldar seu personagem de acordo com seus princípios, sendo as conseqüências de seus atos refletidas no próprio game.
Bioshock é uma ótima idéia executada com maestria desde os primeiros passos. A escolha do tema e dos elementos fundamentais do jogo foram alicerces sólidos para sustentar os gráficos belos, jogabilidade precisa e rápida e sonoplastia eficaz que o título apresenta.
Postar um comentário